sábado, 6 de outubro de 2012

UMA SÉRIA REFLEXÃO

Texto postado no Buzznet em 14 de junho de 2005. Esse texto está reeditado. Porque eu amadureci e amadureci na fé também. 

UMA SRIA REFLEXO

Olá, a paz do Senhor Jesus! 



Assim como Esdras sofreu e se angustiou em oração pelos pecados da igreja daquele tempo, o POVO CRISTÃO PRECISA PRESTAR ATENÇÃO AOS ABUSOS COMETIDOS NA IGREJA DE HOJE E ANGUSTIAR-SE. E tem mais, quem realmente é cristão e ama a obra de Deus, sofre por ver o erro, o pecado, os abusos acontecendo; sofre pelas almas!

SE DEUS FOSSE ESCREVER UMA CARTA, O QUE ELE ELOGIARIA E O QUE ELE REPUDIARIA EM VOCÊ... E NA SUA IGREJA? (Estou me referindo aqui à igreja física: a Congregação - Denominação) 

Antes de prosseguir gostaria de comentar que criei este texto depois de ler os Capítulos 15 e 16 de um livro que tenho em casa, chamado PROTEÇÃO ESPIRITUAL PARA SEUS FILHOS. 

Num período de oração e intercessão por nossa Igreja Virtual (o povo que se reúne na net em nome do Senhor Jesus) eu pedi ao Senhor que me trouxesse uma palavra, algo que nos trouxesse uma resposta mais clara, uma palavra objetiva para aquele momento e o Senhor me fez encontrar esta parte do livro. Assim, fui dar uma olhada e lá estavam naquelas páginas do livro tudo pelo qual estávamos intercedendo, eu e outros irmãos em Cristo. Foi impressionante! 

Então, como é assunto para o povo como que se congrega em nome de Cristo, compartilho aqui com vocês e espero que seja de edificação para suas vidas, como foi e tem sido para mim e meus companheiros de oração.

Em Apocalipse 2 e 3, Jesus lembra os pecados coletivos das igrejas e as anima a se arrepender. Então, como podemos perceber qualquer trabalho de libertação e/ou restauração, seja em relação a pecados coletivos (povo como igreja) ou em relação a pecados individuais, tem que passar necessariamente por um processo de Arrependimento

SEM ARREPENDIMENTO NÃO HÁ AVIVAMENTO, penso que a maioria de nós já leu alguma literatura sobre isso e pode concordar nesse ponto. Um processo de Arrependimento e Perdão não é fácil, cada erro tem que ser colocado diante do Senhor e às vezes até diante de outras pessoas. Mas, todos nós que passamos por isso sabemos o resultado maravilhoso que vem depois: a paz com Deus em nosso coração, um avivamento de nosso relacionamento com Ele. E quando estamos bem com o Senhor, tudo o mais começa a fluir melhor. Foi pensando nisso, que resolvi colocar aqui os 15 PECADOS mencionados no livro, LEMBRANDO QUE TODOS ELES SERVEM PARA IDENTIFICARMOS COMPORTAMENTOS, PENSAMENTOS E ATITUDES INDIVIDUAIS como também no corpo da igreja/congregação... e PRECISAM ser encarados individualmente por cada um.

1) Espírito crítico e reprovador destrutivo (veja Mt 7.1-5).
2) Insubordinação contra o Senhorio de Cristo e a orientação do Espírito Santo (veja Lc 06.46-49; 1Ts 5.19).
3) Permitir que os pecados continuem e fracasso em seguir as diretrizes bíblicas para a solução de conflitos (veja Mt 18:15-18).
4) Envolver-se em maledicências e boatos (veja Tg 3.1-12).
5) Comunicação pouco sadia (veja Ef 4.29).
6) Falha em apresentar o Evangelho como estilo de vida (veja Mt 28.19,20).
7) Apatia e indiferença (veja Ap 3.15,16).
8) Orgulho e arrogância (veja 1Pe 5.5,6).
9) Relutância em perdoar (veja 2Co 2.10,11).
10) Negligência em satisfazer as necessidades mútuas em amor (veja 1Jo 3.16,18).
11) Falta de arrependimento (veja 1Jo 1.8-10).
12) Perda do nosso primeiro amor (veja Ap 2.4,5).
13) Falta de oração (veja 1Ts 5.17,18).
14) Falta de disciplina espiritual (veja Hb 5.11-14)
15) Permitir a imoralidade sexual em todas as suas formas (veja 1Co 6.18-20).

Bem, estes 15 PECADOS, que quando é encontrado numa congregação/denominação podemos chamar de pecados coletivos, porque são cometidos por praticamente todos, foram encontrados numa igreja que estava sendo atacada por Satanás, cujo relato está no livro. No relato do livro consta que, depois de identificados esses pecados, a liderança da igreja, individualmente, pediu ao Espírito Santo que revelasse a sua participação nos pecados coletivos da igreja, confessando cada um em voz alta. E como resultado, veio a cura e a solução dos conflitos pessoais. 

Não quero aqui colocar essa atitude da liderança dessa igreja como uma "fórmula" formatada que precisa ser seguida à risca por todas as igrejas que querem ter avivamento de fé e de comunhão com Deus. Afinal de contas a caminhada de fé é uma situação espontânea e cada um dará contas de si a Deus! Mas, não podemos ficar de braços cruzados. Precisamos prestar atenção. Precisamos nos arrepender individualmente. 

Embora hoje em dia eu saiba melhor essa diferenciação entre igreja-denominação e a Igreja de Cristo, entendo que não vai ser de uma hora para a outra que as igrejas-denominações vão deixar de existir. Entendo que havendo um povo que se reúne para congregar, seja em mega-igreja-denominação... ou seja numa simples e humilde congregação familiar e de amigos... Quando forem identificados esses pecados exemplificados aqui no texto, creio que é hora do povo parar, arrepender-se e tornar ao bom caminho!

CREIO QUE NÃO FAZ MAL A NINGUÉM INTERCEDER PELAS CONGREGAÇÕES ONDE PARTICIPAM. E NÓS, OS QUE PARTICIPAMOS DE REUNIÕES VIRTUAIS, NÃO ERRAMOS AO INTERCEDER PELA NOSSA PARTICIPAÇÃO, PARA QUE MESMO VIRTUALMENTE O NOME DO SENHOR SEJA GLORIFICADO, SEJA EXALTADO. 

Afinal, o Evangelho de Cristo precisa ser pregado. E quer pessoalmente ou virtualmente, nós somos embaixadores das Boas Novas de Cristo. 

Bom, teria muito mais coisas para escrever, mas isso fica para uma próxima. ORO A DEUS QUE ELE ABENÇOE A SUA VIDA, EM NOME DE JESUS.

BEIJO NO SEU CORAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário