sábado, 6 de outubro de 2012

UMA SÉRIA REFLEXÃO

Texto postado no Buzznet em 14 de junho de 2005. Esse texto está reeditado. Porque eu amadureci e amadureci na fé também. 

UMA SRIA REFLEXO

Olá, a paz do Senhor Jesus! 



Assim como Esdras sofreu e se angustiou em oração pelos pecados da igreja daquele tempo, o POVO CRISTÃO PRECISA PRESTAR ATENÇÃO AOS ABUSOS COMETIDOS NA IGREJA DE HOJE E ANGUSTIAR-SE. E tem mais, quem realmente é cristão e ama a obra de Deus, sofre por ver o erro, o pecado, os abusos acontecendo; sofre pelas almas!

SE DEUS FOSSE ESCREVER UMA CARTA, O QUE ELE ELOGIARIA E O QUE ELE REPUDIARIA EM VOCÊ... E NA SUA IGREJA? (Estou me referindo aqui à igreja física: a Congregação - Denominação) 

Antes de prosseguir gostaria de comentar que criei este texto depois de ler os Capítulos 15 e 16 de um livro que tenho em casa, chamado PROTEÇÃO ESPIRITUAL PARA SEUS FILHOS. 

Num período de oração e intercessão por nossa Igreja Virtual (o povo que se reúne na net em nome do Senhor Jesus) eu pedi ao Senhor que me trouxesse uma palavra, algo que nos trouxesse uma resposta mais clara, uma palavra objetiva para aquele momento e o Senhor me fez encontrar esta parte do livro. Assim, fui dar uma olhada e lá estavam naquelas páginas do livro tudo pelo qual estávamos intercedendo, eu e outros irmãos em Cristo. Foi impressionante! 

Então, como é assunto para o povo como que se congrega em nome de Cristo, compartilho aqui com vocês e espero que seja de edificação para suas vidas, como foi e tem sido para mim e meus companheiros de oração.

Em Apocalipse 2 e 3, Jesus lembra os pecados coletivos das igrejas e as anima a se arrepender. Então, como podemos perceber qualquer trabalho de libertação e/ou restauração, seja em relação a pecados coletivos (povo como igreja) ou em relação a pecados individuais, tem que passar necessariamente por um processo de Arrependimento

SEM ARREPENDIMENTO NÃO HÁ AVIVAMENTO, penso que a maioria de nós já leu alguma literatura sobre isso e pode concordar nesse ponto. Um processo de Arrependimento e Perdão não é fácil, cada erro tem que ser colocado diante do Senhor e às vezes até diante de outras pessoas. Mas, todos nós que passamos por isso sabemos o resultado maravilhoso que vem depois: a paz com Deus em nosso coração, um avivamento de nosso relacionamento com Ele. E quando estamos bem com o Senhor, tudo o mais começa a fluir melhor. Foi pensando nisso, que resolvi colocar aqui os 15 PECADOS mencionados no livro, LEMBRANDO QUE TODOS ELES SERVEM PARA IDENTIFICARMOS COMPORTAMENTOS, PENSAMENTOS E ATITUDES INDIVIDUAIS como também no corpo da igreja/congregação... e PRECISAM ser encarados individualmente por cada um.

1) Espírito crítico e reprovador destrutivo (veja Mt 7.1-5).
2) Insubordinação contra o Senhorio de Cristo e a orientação do Espírito Santo (veja Lc 06.46-49; 1Ts 5.19).
3) Permitir que os pecados continuem e fracasso em seguir as diretrizes bíblicas para a solução de conflitos (veja Mt 18:15-18).
4) Envolver-se em maledicências e boatos (veja Tg 3.1-12).
5) Comunicação pouco sadia (veja Ef 4.29).
6) Falha em apresentar o Evangelho como estilo de vida (veja Mt 28.19,20).
7) Apatia e indiferença (veja Ap 3.15,16).
8) Orgulho e arrogância (veja 1Pe 5.5,6).
9) Relutância em perdoar (veja 2Co 2.10,11).
10) Negligência em satisfazer as necessidades mútuas em amor (veja 1Jo 3.16,18).
11) Falta de arrependimento (veja 1Jo 1.8-10).
12) Perda do nosso primeiro amor (veja Ap 2.4,5).
13) Falta de oração (veja 1Ts 5.17,18).
14) Falta de disciplina espiritual (veja Hb 5.11-14)
15) Permitir a imoralidade sexual em todas as suas formas (veja 1Co 6.18-20).

Bem, estes 15 PECADOS, que quando é encontrado numa congregação/denominação podemos chamar de pecados coletivos, porque são cometidos por praticamente todos, foram encontrados numa igreja que estava sendo atacada por Satanás, cujo relato está no livro. No relato do livro consta que, depois de identificados esses pecados, a liderança da igreja, individualmente, pediu ao Espírito Santo que revelasse a sua participação nos pecados coletivos da igreja, confessando cada um em voz alta. E como resultado, veio a cura e a solução dos conflitos pessoais. 

Não quero aqui colocar essa atitude da liderança dessa igreja como uma "fórmula" formatada que precisa ser seguida à risca por todas as igrejas que querem ter avivamento de fé e de comunhão com Deus. Afinal de contas a caminhada de fé é uma situação espontânea e cada um dará contas de si a Deus! Mas, não podemos ficar de braços cruzados. Precisamos prestar atenção. Precisamos nos arrepender individualmente. 

Embora hoje em dia eu saiba melhor essa diferenciação entre igreja-denominação e a Igreja de Cristo, entendo que não vai ser de uma hora para a outra que as igrejas-denominações vão deixar de existir. Entendo que havendo um povo que se reúne para congregar, seja em mega-igreja-denominação... ou seja numa simples e humilde congregação familiar e de amigos... Quando forem identificados esses pecados exemplificados aqui no texto, creio que é hora do povo parar, arrepender-se e tornar ao bom caminho!

CREIO QUE NÃO FAZ MAL A NINGUÉM INTERCEDER PELAS CONGREGAÇÕES ONDE PARTICIPAM. E NÓS, OS QUE PARTICIPAMOS DE REUNIÕES VIRTUAIS, NÃO ERRAMOS AO INTERCEDER PELA NOSSA PARTICIPAÇÃO, PARA QUE MESMO VIRTUALMENTE O NOME DO SENHOR SEJA GLORIFICADO, SEJA EXALTADO. 

Afinal, o Evangelho de Cristo precisa ser pregado. E quer pessoalmente ou virtualmente, nós somos embaixadores das Boas Novas de Cristo. 

Bom, teria muito mais coisas para escrever, mas isso fica para uma próxima. ORO A DEUS QUE ELE ABENÇOE A SUA VIDA, EM NOME DE JESUS.

BEIJO NO SEU CORAÇÃO!

TUDO PRINCIPIA NA FAMÍLIA

Texto postado no Buzznet em 28 de Julho de 2005. Como expliquei antes não estou transferindo os textos na mesma ordem que foi publicada no Buzznet. Porque são assuntos independentes um do outro.


Olá, a paz do Senhor Jesus!

Tenho percebido que aumenta cada dia mais a dificuldade de homens e mulheres de Deus viverem na dependência e obediência a Deus. Penso que a igreja do Senhor está buscando muitas coisas nas igrejas... menos o Espírito Santo de Deus. Se a Igreja do Senhor fizesse isso: envolver-se totalmente no mover do Espírito Santo, que é o Espírito de Deus purinho e perfeito, os casamentos nas igrejas seriam mais resistentes, não existiria tantos desentendimentos entre o povo de Deus, não haveria tantos filhos desencaminhados... o nome do Senhor Jesus e da Sua igreja, aquela que se chama pelo nome Dele, não estaria sendo tão denegrida e enlameada como vem acontecendo!! 

Quantas pessoas conversam conosco e se queixam de suas igrejas? Quantas pessoas do mundo ouvimos jogando em nossa face os erros do povo de Deus? E obviamente associando isso a TODA Igreja do Senhor na terra. É triste, mas é uma realidade: o ser humano com seu pecado, arrogância e mania de ser super, hiper, mega em qualquer circunstância, deixou que Satanás detonasse com o plano de Deus mais lindo para o ser humano: o casamento e a família! 

Eu creio firmemente que: TUDO PRINCIPIA NA FAMÍLIA! Todos os laços, todos os sentimentos, todos os conceitos começam a ser trabalhados e aperfeiçoados em nós no contexto familiar. Porque o casamento, que dá origem a uma família, é projeto de Deus. E é muito triste ver esse projeto de Deus chamado família, ser detonado a cada dia, inclusive entre o povo de Deus!

Encontrei um texto em que o autor fala sobre a amizade entre pais e filhos... E eu gostaria de compartilhá-lo também aqui com vocês... Porque: Tudo principia na família... E não é a amizade uma das manifestações do AMOR?

TEXTO:

AMIGO DOS OUTROS, INIMIGO DOS PAIS: Como lidar com a amizade entre pais e filhos.
Por: Ana Paula Costa.

Quando se fala em amizade, logo se pensa no relacionamento entre pessoas fora do convívio familiar. Amizades de escola, local de trabalho, amizades entre os irmãos da igreja... MAS, POUCO SE COMENTA DA AMIZADE ENTRE PAIS E FILHOS. QUE, ALIÁS, É O INÍCIO DE TUDO. A VERDADEIRA AMIZADE COMEÇA NO LAR. Não é sem motivo que o filósofo e poeta Ralph W. Emerson, disse que “FELIZ A CASA QUE ABRIGA UM AMIGO”.

ISSO É O QUE DEVERIA ACONTECER NOS LARES. DEVERIA... PORÉM, O QUE SE VÊ HOJE SÃO PAIS E FILHOS AGINDO COMO SE FOSSEM VERDADEIROS INIMIGOS. Alguns filhos têm diversas amizades lá fora, mas dentro de casa se portam como desconhecidos perante os pais. É pertinente observar que muitos filhos querem ter vários amigos, mas nem todos querem ter os pais como um deles. NO ROL DE AMIZADE DE ALGUNS FILHOS OS PAIS ESTÃO EXCLUÍDOS.

DEUS CRIOU O HOMEM PARA SER AMIGO UM DO OUTRO, PARA COMPARTILHAR SENTIMENTOS. JESUS FOI E É O MAIOR EXEMPLO DE AMIGO. E ESTE EXEMPLO DEVE SER UMA PRÁTICA DIÁRIA DENTRO DE CASA.

Falando sobre amizade, especificamente entre mãe e filhos, a palestrante Carolina Velloso escreveu um texto para a revista LAR CRISTÃO (Volume 8, edição 29, pg. 13) no qual continha a seguinte frase: “A MELHOR FORMA DE SE ENSINAR UMA CRIANÇA A ESCOLHER OS AMIGOS CERTOS, É VOCÊ MESMA, MÃE, SENDO PARA SEU FILHO A AMIGA CERTA!” Esta é uma grande verdade! Muitos pais indagam sobre como auxiliar os filhos em relação às amizades. MAS TUDO COMEÇA COM OS PAIS SENDO OS AMIGOS CERTOS. O exemplo dos pais como verdadeiros amigos, ajudará o filho a conviver bem não somente entre os evangélicos, mas, também, sendo testemunhas para àqueles que ainda não conhecem a Jesus.

MAS POR QUE HÁ TANTA DIFICULDADE DE AMIZADE ENTRE PAIS E FILHOS? Existem vários fatores. Vejamos alguns deles:

TEMPO: Você já reparou que amigo verdadeiro gasta tempo com outro amigo? Liga, se preocupa, conversa, aconselha... ENFIM, DEDICA UM TEMPO PRECIOSO PARA ESCUTAR O CONSIDERÁVEL AMIGO. O mesmo deve acontecer entre pais e filhos. É preciso tempo para ouvir os filhos e vice-versa. Há filhos que não têm paciência para escutar os pais. HÁ PAIS QUE TÊM TEMPO PARA CONVERSAR COM OS “AMIGOS” DO SERVIÇO, MAS NUNCA TÊM TEMPO OU NÃO QUEREM INVESTIR NO RELACIONAMENTO DE AMIZADE COM OS SEUS FILHOS. ACHAM PERDA DE TEMPO. MAL SABEM QUE ISSO REPERCUTIRÁ NO FUTURO DA FAMÍLIA!

DIÁLOGO: Não há como evitar, à medida que os filhos vão crescendo a curiosidade em relação à vida e à sexualidade vai aumentando. Muitos filhos perguntam sobre sexo e há pais que respondem mal, fecham a cara, mandam o filho parar com determinadas perguntas etc... Outros, devido à timidez, não conseguem explicar sobre certos assuntos como drogas e sexo. UMA DAS QUALIDADES DA AMIZADE É JUSTAMENTE O DIÁLOGO, A SINCERIDADE E O RESPEITO. SE UM PAI NÃO CONVERSA AMIGAVELMENTE E BIBLICAMENTE SOBRE ESSES ASSUNTOS COM OS SEUS FILHOS, CERTAMENTE ELES VÃO SABER POR INTERMÉDIO DE OUTRAS PESSOAS QUE NÃO TEMEM A DEUS E QUE, POR ISSO, ACONSELHAM ERRADAMENTE. Caso o pai/mãe não saiba de alguma coisa, é interessante procurar ajuda no Ministério de Casais da igreja a qual freqüentam. É importante que os pais se informem sobre determinados assuntos. O DIÁLOGO É IMPRESCINDÍVEL EM QUALQUER RELACIONAMENTO. O que não convém, é que o filho saiba de certas coisas por meio de outros “amigos” que não sejam os verdadeiros: os pais.

PROCRASTINAÇÃO: Existe um ditado que diz: “NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE VOCÊ PODE FAZER HOJE”. Procrastinar é o mesmo que “transferir para outro dia; adiar, delongar, demorar, espaçar”. QUANTO MAIS CEDO A AMIZADE ENTRE PAIS E FILHOS FOR INICIADA, MAIS FÁCIL SERÁ O CONVÍVIO ENTRE ELES NO DECORRER DA VIDA. Sobre esta questão, o pastor Bill Fawcett disse à revista LAR CRISTÃO (volume 8, edição 29, pg. 15): “OS PAIS QUE ESPERAM ATÉ QUE SEUS FILHOS CHEGUEM NA ADOLESCÊNCIA PARA ENTÃO COMEÇAR A DESENVOLVER AMIZADE COM ELES, ESTÃO EM GRANDE DESVANTAGEM. NESSA IDADE, OS FILHOS JÁ ESTÃO EM BUSCA DA AMIZADE E APROVAÇÃO DE SEUS COLEGAS”, afirma o pastor que, com sua esposa, Mary Fawcett, é conselheiro de casais.

FALAR A VERDADE: Alguns pais, para agradar seus filhos e conquistar a amizade deles, não dizem a verdade quando têm que dizer; muitos encobrem os erros dos filhos. A AMIZADE NÃO É INTERESSEIRA, ELA É UMA OPORTUNIDADE DE VOCÊ MOSTRAR O QUE VERDADEIRAMENTE É. A criança precisa saber dessa característica. FALAR A VERDADE, EM AMOR, MOSTRANDO OS ERROS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS, É UMA DEMONSTRAÇÃO DE ZELO.
Que essa palavra venha entrar em seu coração e que a amizade entre você e seu filho possa crescer a cada dia!

Este texto da Ana Paula Costa, fala de amizade entre pais e filhos, mas podemos perfeitamente encaixar toda esta reflexão para todos os aspectos da vida afetiva da pessoa: amizade entre pais e filhos, marido e esposa, irmãos biológicos, amigos, namorados, nos relacionamentos de trabalho e claro, no relacionamento entre irmãos em Cristo. Como eu tinha comentado: TUDO PRINCIPIA NA FAMÍLIA! É por isso que o Diabo detona tanto com os casamentos e com as famílias!

Finalizo dizendo que está aí um grande desafio para homens e mulheres que estão nas igrejas... Perceberam? Eu disse os homens e mulheres que estão nas igrejas, coisa bem diferente de ser verdadeiramente um homem e uma mulher de Deus, realmente submetidos à vontade do Senhor!

Que possamos refletir e orar para que as famílias que ainda estão juntas, possam permanecer unidas e firmes no Senhor! 
Oremos pelos casamentos e famílias!

Beijo no seu coração!

DEUS ABENÇOE A SUA VIDA!

AMAR AO OUTRO E O EVANGELHO DE CRISTO...

Esse texto publiquei no Buzznet dia 26-08-2007.  Não estou seguindo totalmente a ordem cronológica dos textos postados lá no Buzznet.


Olá, a paz do Senhor Jesus seja sobre a sua vida!

Eu estou aqui hoje para compartilhar algo que o Senhor me deu na semana que passou. O que vou compartilhar está baseado em versículos bíblicos que fui lendo durante a minha meditação na Palavra do Senhor.

Primeiro este versículo de uma das meditações: Preciosa é, à vista do Senhor, a morte dos Seus santos. (Salmo 116:15) 

Este versículo me fez lembrar das matérias que estive publicando nos posts anteriores e me regozijei... Porque nós, os que, pela fé, aceitamos que morremos com Jesus Cristo na sua cruz, já morremos para o mundo! 

Depois num outro texto de meditação, li este versículo bíblico: 
"... Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira; assim nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim." (João 15.14)

E O TEXTO QUE ACOMPANHAVA ESTE VERSÍCULO FOI ESTE: “Existe um provérbio que pode ser aplicado na questão da salvação: "A história se repete." O que Israel experimentou nos tempos antigos também acontece hoje. Israel viveu mais de quatrocentos anos sob domínio estrangeiro no Egito. Depois, por meio do sangue de um cordeiro imolado, foram tirados com mão poderosa do Egito, através do Mar Vermelho "... como por terra seca." A seguir os israelitas entraram no deserto. Ali lhes sobrevieram trevas, porque eles se desvencilharam do domínio de Deus. Naquele tempo foi assim, e hoje em dia é assim também. Pois quando observamos esses quatrocentos anos de Israel "sem história", vemos como correspondem exatamente àquilo que o Senhor Jesus diz a nosso respeito no Novo Testamento: "Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." O que o Senhor quer dizer com isso? Muitas pessoas fazem muitas coisas sem Jesus. Sim, podemos fazer muitíssimas coisas sem Ele, porém se não estivermos sob o Seu domínio, se em tudo o que fizermos não permanecermos em Jesus e não tivermos comunhão vital com Ele, tudo o que fizermos será em vão. Uma vida sem ligação com Jesus é uma vida sem sentido!”

Foi então, que o Senhor começou a me entregar uma palavra de entendimento e eu gostaria de compartilhar aqui com vocês. 

"Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." O que o Senhor quer dizer com isso?
“... se não estivermos sob o Seu domínio, se em tudo o que fizermos não permanecermos em Jesus e não tivermos comunhão vital com Ele, tudo o que fizermos será em vão.”

Esse trechinho acima me chamou muito a atenção em relação ao trabalho de certas salas evangélicas nos chats que costumo participar que possuem “slogan” cristão. Nós olhamos o título e entramos numa expectativa de que podemos vivenciar um momento de comunhão com o Senhor. Mas, quando entramos ali e começamos a ler, ou escutar, ou observar o andamento daquele espaço virtual não vemos pessoas reunidas realmente dedicadas a manter uma comunhão com Deus e com os irmãos ou pessoas que ali chegam.

E então o Senhor me fez lembrar de um outro texto bíblico que fala a respeito de amar a Deus. Diz assim: Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? (1 João 4:20)

Mas, naquele momento, a palavra que o Senhor usou comigo não foi a palavra “odiar”, mas sim a frase: “mas não ama seu irmão”... Por que como pode dizer que ama a Deus a quem não vê... Se não é capaz de amar o irmão a quem vê? 

No caso da internet, certo que não estamos vendo a pessoa, mas quando pessoas entram numa sala virtual e começam a participar, a intenção é interagir... E são pessoas reais, que estão por trás de cada computador oferecendo seu tempo para Deus. 

E o Senhor continuou a falar ao meu coração: Uma das maiores provas de que amamos realmente a Deus é o fato de amarmos e demonstrarmos isso claramente (seja por meio de ações face a face, seja por meio de palavras no mundo virtual) o nosso irmão (lembrando que irmãos são os domésticos da fé, aqueles que são convertidos a Jesus Cristo) e o nosso próximo... como a nós mesmos!

O nosso próximo (como diz no mandamento que Jesus deixou: Amar o próximo como a ti mesmo) eu entendo por essas duas categorias de pessoas: os irmãos (domésticos da fé, os convertidos) e os incrédulos (necessitados da salvação, do amor de Deus em suas vidas perdidas no pecado, pessoas que ainda não estão convertidas)!

Amar o próximo como a si mesmo. Entendo isso como sendo: amar o nosso irmão na fé como a nós mesmos porque ele é parte de nós, pois somos corpo de Cristo. E amar os incrédulos, porque eles são almas perdidas que necessitam da compaixão de Deus manifestada através de nós. Amar os incrédulos para que sejam alcançados pela salvação. Amar os incrédulos para evangelizá-los, para falar de Jesus até que entendam toda a mensagem da cruz e aí sim possam tomar a decisão de dizer: creio e recebo ou não creio e  recebo!

E para demonstrar que amamos os incrédulos: tem que pregar... em tempo ou fora de tempo... pregar até o recado ser completo... Isaías 53 no primeiro versículo fala disso: PREGAÇÃO. Não é apenas tratar bem, não é apenas doar coisas, ser simpático, conviver na boa, interagir simplesmente. É amar ao ponto de pregar a verdade de Deus!

Amar ao ponto de pregar: significa estar disposto a falar do Evangelho de Cristo mesmo sabendo que aquela pessoa vai te rejeitar, vai rejeitar as suas palavras, vai te menosprezar, vai te tratar com frieza ou até mesmo tratar mal na cara dura!
Amar ao ponto de pregar: significa estar disposto a ser massacrado verbalmente, emocionalmente e até fisicamente. Porque se amamos realmente como o Senhor nos manda, entendemos que pregando há a possibilidade daquela pessoa ser salva! 
A vida daquela pessoa (ou daquelas pessoas, pois pode ser mais de uma) salva torna-se um alvo mais importante do que preservar a nossa amizade com ela, a nossa vida em comum, nosso bem estar ao lado daquela pessoa.

E então, depois de todo esse recadinho, o Senhor me fez voltar ao primeiro versículo me lembrando que: Isso é morrer para si mesmo! É morrer para Deus! 

Estar disposto a pregar a mensagem do Evangelho de Cristo mesmo sabendo que corremos o risco perder tudo e todos (e muitas vezes vamos mesmo perder!). Esse é o “morrer para o mundo e viver para Deus”. E é essa morte dos santos (os convertidos, os salvos) que é preciosa para Deus! O Senhor me falou de sacrifício vivo... sacrifício de louvor... no altar de Deus... 

Todos os profetas vivenciaram isto... eles deram as suas vidas para que as pessoas soubessem a vontade de Deus. Todos os apóstolos e discípulos viveram isso: eles deram as suas vidas para que a mensagem de Jesus fosse conhecida. Quem ama e segue a Jesus Cristo hoje... tem que vivenciar esse tipo de vida também!

Bom, espero que eu tenha conseguido colocar de forma compreensível o recadinho que ganhei de Deus! Que esta palavra seja abençoadora em sua vida!

DEUS ABENÇOE SUA VIDA!

BEIJO GRANDE NO CORAÇÃO!